A Phala

O Mistério do Mundo dos Sonhos, por Manuela Nogueira

In Diversos on 7 de junho de 2010 at 14:55

O Mistério do Mundo dos Sonhos é uma teia de relatos, cujos múltiplos fios se entrelaçam para formar um singular tecido narrativo. Composição fragmentária na sua origem, os materiais que a integram ganham unidade e coesão por efeito de uma escrita que, num estilo simples e leve, os vão fiando, tecendo, cerzindo, até que deles resulta um texto (uma tessitura) de um peculiar padrão multitonal.

Tratando-se de uma «história» sobre sonhos, a sua autora, Manuela Nogueira, não se propõe, todavia, trabalhá-los segundo qualquer modelo predefinido, nem numa dimensão física, nem simbólica, tão-pouco pretendendo analisá-los numa perspectiva teórica. Tal, porém, não a impede de traçar, numa breve introdução, os aspectos gerais, de natureza cultural e científica, ligados ao fenómeno «sonho». Evoca assim perspectivas e expressões que partem do campo popular das crenças e dos costumes, para desaguar nas teorias psicanalíticas, passando por uma sucinta explicação neurofisiológica do fenómeno.

Segundo a autora-narradora, nenhuma teoria explica cabalmente «que um sonho possa decorrer num ambiente desconhecido, que nele surjam personagens nítidas que nunca antes vimos e que o mesmo sonho se possa repetir em intervalos distanciados no tempo».

É talvez por isso que se propõe largar amarras e partir num périplo que tem por único propósito aportar em 50 destinos diferentes («50 sonhos contados a pedido e outros da autora», como avisa o subtítulo), 50 narrativas curtas, fabricadas pelo inconsciente humano, que conduzem ora por veredas estreitas e sem saída aparente, ora por misteriosos caminhos que vêm a revelar um inusitada paisagem premonitória.

Para ler aqui.

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: